A S  D I F E R E N T E S  F A C E S  D O  'A N T I C R I S T O'...


1.0 - O Facehugger
* 'Abraça -Rosto' em português *




 " ( ... ) já confirmei que 'ele' possui uma camada externa de polissacarídeos protéicos! Tem o... curioso hábito de... trocar as células e substituí-las por silício polarizado, o que dá a 'ele' uma resistência prolongada a condições ambientais adversas. ( ... ) é uma interessante combinação de elementos que deixa o miserável praticamente... invulnerável! " 
Ash, 'the robot' ( Ian Holm )


 O Facehugger foi a 1ª criatura projetada por Giger para o filme, e vários esboços - de tamanho e aspecto distintos - foram experimentados, até deduzir-se à forma de uma criatura de pequeno porte, com 'dedos' humanoides e cauda longa...






 O' Bannon criou sua própria versão da criatura - refinando o conceito de Giger e com a, sempre bem vinda, ajuda de Cobb - que acabou por tornar-se a versão definitiva. Cobb acrescentou, à já tão hedionda quanto imaginativa criatura, a sua última ( e das principais! ) característica - o 'sangue ácido', que impediria a tripulação de destruí-la por meios convencionais, uma vez que seu poderoso 'ácido molecular' corroeria o 'casco' do Nostromo. Cobb sugeriria que tal característica singular deveria suster-se em todas as formas que o Alien assumisse doravante, até alcançar sua forma definitiva.
 O take do ataque do Facehuger a Kane ( com sua cauda estendida feita dos intestinos de uma ovelha ) foi produzido mediante o uso de mangueiras de ar, sendo filmado às avessas ( de trás para frente ) e depois revertido e prolongado, para aumentar-lhe o efeito.



 Para o take em que Ash analisa a criatura, Scott valeu-se de restos de peixes e mariscos para criar suas vísceras...





2.0 - O Chestburster
* 'Estoura Peitos' em português *




 " (...) toca em medos masculinos e incompreensão da gravidez e parto, além de dar às mulheres um olhar sobre esses medos. " 
Adrian Mackinder, crítico e analista de cinema



 Tão icônico ( talvez até mais! ) que o próprio Alien, o Chestburster teve, como o próprio Facehugger, seu conceito evoluído e alinhado com o passar do tempo...
 O protótipo da criatura, concebido por Giger, foi considerado sem sustentação para o filme: 



 O projeto seguinte - reescrito do de Giger - partiu de uma pintura de Sir. Francis Bacon ( 1909-1992, pintor anglo-irlandês de pintura figurativa ), de 1944, chamado 'Três estudos para figuras na base de uma crucificação'...



 ... cujo conceito ( em particular, o do 3º quadro da esquerda para a direita ) resultou no projeto final.
 Um mito, tornado imortal, sobre o Chestburster foi o que o elenco desconhecia o curso da cena... Na verdade, os atores - Cartwright, Stanton, Weaver, Kotto e Skerritt - não apenas conheciam o roteiro, mas também haviam visto o modelo que seria usado na cena...





 ... o que o elenco desconhecia... é que, dentro do modelo 'Hurt - Kane - Chestburster', havia uma quantidade expressiva de sangue falso, que seria 'estourada' em todas as direções por uma bomba de pressão...
 Quando a cena desenrolou-se, e o peito do  'Hurt - Kane - Chestburster' explodiu - na verdade, a estrutura do torso ( vide foto 2 da sequência ) era 'oca', exceto pelos efeitos embutidos e o boneco Chestburster ( que era manipulado por uma haste por um 'fantocheiro' ) enquanto o ator ficava sob a mesa, com a cabeça e os braços expostos - 2/3 do sangue falso espirraram na pobre Veronica...



 ... o suficiente para fazê-la entrar em histeria...! A reação de Veronica foi tão 'no limite'... que acionou a equipe toda - talvez houvessem crido que 'algo dera errado' ou coisa assim! - mas, o fato é que todos entraram em choque...!! Scott e sua equipe, por sua vez, apostos e com quase uma dezena de câmeras, captaram então esse frame único:



 E a soma dessa cadeia de eventos, tornaram 'Chestburster Sequence' ( ou, 'A Sequência do Estoura Peitos' ) uma das mais memoráveis do cinema...!
 De fato, em sua edição especial de 18º Aniversário ( em 2007 ) a revista Empire elegeu-a como a 'Sequência 18º' - acima das 'Sequências da Decapitação' de The Owen ( 'A Profecia', de 1976 ) e da 'Transformação' de An American Werewolf in London ( 'Um Lobisomem Americano em Londres', de 1981 )...


* 'The Chestburster Sequence' ( 'A Sequência do Estoura Peitos', em português ) - Alien 1979; 20th Century Fox *
CONTÉM CENAS FORTES!

 " O que você vê na câmera era a resposta real. Ela ( referindo-se a Veronica Cartwright ) não tinha idéia do que diabos aconteceu. Toda a coisa veio à tona subitamente. "
Tom Skerritt

 Ademais, observou-se - durante as 'premieres' do filme que - ao anunciar-se a sequência, uma parcela do público exilava-se nos fundos do cinema... quase como que, para evitar o mesmo destino de Veronica...


3.0 - O Monstro




 " ( ... ) nunca gostei de filmes de terror antes, pois no final era sempre um homem em uma fantasia de borracha. Bem, há uma maneira para se lidar com isso. A coisa mais importante num filme do gênero, não é o que você vê, mas o efeito do que você pensa que viu. "
Ridley Scott



 Giger produziu vários ensaios em pintura do Alien adulto antes de elaborar o modelo e a concepção definitivos...








 ... por fim, ele esculpiu o torso da criatura, valendo-se de plasticina ( massa de modelagem ), vértebras e ossos de serpentes...



 ... e até mesmo tubos de refrigeração de um Rolls-Royce...



 O 'mosaico' resultante serviu para concretizar ( e imortalizar! ) seu conceito de 'biomecânica'...
 A cabeça da criatura ficara a cargo de Carlo Rambaldi, criador dos simpáticos alienígenas de Close Encounters of the Third Kind ( 'Contatos Imediatos do Terceiro Grau' em português ), de 1977...



 ... que, seguindo e adaptando os projetos de Giger, fabricou um belíssimo e funcional protótipo: um sistema de cabos e dobradiças que operava a boca principal ( e suas possantes mandíbulas! ) e a secundária, na ponta de um 'tubo alimentar' rijo...




 ... o produto final tinha cerca de 900 peças móveis e pontos de articulação. Ademais, secções de um crânio humano foram incorporadas ao conjunto, delimintado-lhe formas e feições mínimas, ocultas pela dura e translúcida testa e coroa da cabeça.



* Bolaji Bandejo, em 1978 *


  Assim, chegamos a um ponto curioso - certa vez, em meu Orkut, vi a postagem de um aficcionado por cinema ( como eu mesmo! ) que revelava a curiosidade por conhecer quem eram as pessoas por trás das máscaras de Jason Voorhees, do Predador, e, certamente, do Alien...! Bem, senhoras e senhores, é com enorme honra que apresento-lhes o Ilmo. Sr. Bolaji Bandejo...






 ... o jovem estudante ( de design! ) nigeriano, descoberto em um bar por um membro da equipe de casting de Alien 1979...
 O que tornou-o tão apropriado ao papel - a ( literalmente ) 'calçar os sapatos de Alien' - foi sua peculiar estrutura física: alto ( dois metros e dezoito centímetros! ), esguio, de torso proporcional em contraste com pernas e braços desmesuradamente compridos... Scott imaginou que a singular silhueta de Bolaji - sua 'presença física' - somada a um estratégico jogo de luz e sombra, que não focasse, diretamente, a criatura, mas sim a captasse em takes instantâneos, secções, ou mesmo na semi-escuridão, preservando-a assim quase incógnita ( um vislumbre!! ) da 'sondagem' dos olhos do público, daria a permanente sensação que o Alien não poderia ser um homem fantasiado...!
 Conquanto Bolaji interpretou o Alien a maior parte do tempo ( ele teve até aulas de T'ai chi e mímica para poder criar os movimentos, por vezes sinuosos e outras titânicos, do Alien ), ele também foi substituído nalguns takes que pudessem envolver certa dose de riscos e/ou subterfúgios... como no caso da sequência do ataque mortal a Brett ( Stanton ), nonde a criatura desce do teto de forma lenta e traiçoeira.
 Nessa sequência, foi a vez do dublê Eddie Powell...



 ... assumir a 'farda' de Bolaji, e descer do teto preso a cabos para atacar Brett...!

 Originalmente, Alien 1979 deveria terminar com a detonação do Nostromo, mas Scott convenceu a Fox a 'rodar' a sequência no módulo de fuga - com verba extra e mais dias para filmagem! 
 Scott ainda propôs que o monstro deveria assassinar a tenente Ripley, sustendo-se então, vivo e exilado, no módulo de fuga, e encerrando-se o filme com um breve e lúgubre monólogo final na voz de Weaver; mas os Produtores vetaram a idéia, defendendo a destruição da criatura. 
 Muito embora o final proposto originalmente por Scott não seja novidade atualmente ( muitos filmes terminam/aram assim! ) para a época ( final da década de 70! ) não seria assim muito... apropriado...! 

 O trabalho de edição e pós-produção de Alien 1979 levou cerca de 20 semanas para compilação, cadenciamento ( Scott e o editor Terry Rawlings - que já trabalhara com Ridley na edição de 'Os Duelistas' - priorizaram um devir mais lento no filme, afim de ampliar o suspense, a tensão, e os sustos ), cortes, e, por fim, conclusão. 
 Enquanto o 1º produto ( a soma de tudo sob o formato de filme ) tinha mais de 3 horas de duração (!), a versão definitiva redundou no atual tempo de exibição; contudo, várias sequências interessantes ( resgatadas posteriormente, em 2003, na 'Versão do Diretor' ) ficaram de fora, como a célebre Cocoon Sequence ( 'Sequência do Casulo', em português ) que ocorreria pouco depois de Ripley tentar desativar a auto-destruição da Nostromo...
 Sem tempo - e com o Alien a bordo do módulo de fuga! - ela vaga às cegas pelos decks da espaçonave, até encontrar Brett, parcialmente encapsulado por um ovo, e Dallas, moribundo e preso numa espécie de trono ou berço...


* 'The Cocoon Sequence ' ( 'A Sequência do Casulo', em português ) - Alien 1979; 20th Century Fox *
CONTÉM CENAS FORTES!


 " ( ... ) estamos todos torcendo para ela sair de lá e, parar para uma conversa com Dallas não seria apropriado. "
Tom Skerrit, sobre a 'Sequência do Casulo' 


 O' Bannon arquitetara a sequência no sentido de demonstrar uma alternativa ao ciclo de vida da criatura; sendo capaz de, por meios impensáveis, reduzir e metamorfosear Brett em um ovo, do qual, a seu tempo, surgisse um Facehugger, dispondo de Dallas para dar continuidade ao ciclo.
 A sequência foi eximida, em parte por não ter-se tornado tão realista quanto todos desejavam e, em contraparte, por 'deformar' a cadeia de eventos da fuga de Ripley.

 Com tudo pronto... era a hora de testar Alien 1979 com o público...


Alien - A recepção...


* Alien ( 1979 ) trailer oficial, 20th Century Fox *


 " Foi o vislumbre mais incrível que já tive devo dizer, as pessoas estavam gritando e correndo para fora do cinema. "
Terry Rawlings, o editor de Alien 1979, sobre a exibição  do filme em Dallas


 A premiere de Alien 1979 deu-se, originalmente, em St. Louis - para representantes da Fox - mas, acabou por ser prejudicada pela má acústica do cinema. Sua 2ª exibição contudo, em Dallas, foi um enorme sucesso provocando medo genuíno nos presentes!
 Alien 1979 foi um sucesso comercial absoluto - com faturamento de 78.9 milhões de dólares nos EUA e um total mundial bruto de $ 104.931.801 - sustendo um legado perpétuo que renova-se ( reinventa-se! ) de tempos em tempos ( por meio de suas continuações, no cinema ou não, diretas ou indiretas ) preservando contudo um mistério: qual seria a origem da aterrorizante criatura, que superou os limites do tempo para amalgamar-se - de forma tão visceral - ao grande Inconsciente Coletivo Contemporâneo...? Uma pergunta sem resposta... um mistério insondável... imperturbado por 33 anos...

 ... até agora...

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