12º Ato/Post: AN AMERICAN WEREWOLF IN LONDON, THE ACTION FIGURE, Pág. II                                                                                          

( 'Um Lobisomem Americano em Londres' )
.
A S    F I L M A G E N S
.
.

 A fotografia principal de Um Lobisomem Americano em Londres ocorreu principalmente em Londres, incluindo também Surrey ( sudeste da Inglaterra ) e no País de Gales...

 Os pântanos vistos no filme foram rodados no entorno das Montanhas Negras ( no País de Gales ) e o vilarejo fictício de 'East Proctor'...





 ... é, na verdade, o vilarejo galês de Crickadarn...




 ... a cerca de 10 quilômetros a sudeste de Builth Wells ( cidade no condado de Powys, País de Gales ), um povoado minúsculo com apenas seis casas de campo, duas igrejas ( com seus respectivos cemitérios ), e uma fazenda. A emblemática estátua do 'Anjo da Morte', na entrada de 'East Proctor', é, de fato, um adereço acrescentado pela produção do filme.
 Já o célebre 'O Cordeiro Massacrado' ( no original: The Slaughtered Lamb )...




 ... era uma casa vazia na estrada Whitby ( em North Yorkshire Moors, Inglaterra ) a partir da qual o departamento artístico criou o pub. O resultado tornou-se tão convincente que atraiu um trio de turistas por meio da 'acolhedora luz de suas janelas.' 


( 'Um Lobisomem Americano em Londres' )

R E C E P Ç Ã O    &    L E G A D O

* An American Werewolf in London ( no Brasil: 'Um Lobisomem Americano em Londres' ) 1981; Universal Pictures e PolyGram Filmed Entertainment.*


 " Não apenas sangrento mas realmente assustador, e não apenas engraçado mas inteligente. "
Tom Huddlestone, à Time Out


 An American Werewolf in London foi lançado em 21 de agosto de 1981, arrecadando $ 30.565.292 dólares (!), contra uma receita de $ 10 milhões de dólares; ou seja: o triplo de seu custo...!!

 O site agregador Rotten Tomatoes atribui 89% de aprovação ao filme ( com base na avaliação de 44 críticos, compilados sob a forma de retrospectiva ). O filme foi avaliado mui positivamente pela crítica especializada ( especialmente por conta dos efeitos-especiais ), salientando as posições de Kim Newman, à revista Empire, e Tom Huddlestone ( que abre esta seção ), à revista Time Out. Curiosamente, Roger Ebert ( 1942-2013 ) desgostou de Um Lobisomem Americano em Londres: de forma semelhante à de seu contemporâneo ( digo-o The Howling, também severamente criticado por ele ), Ebert classificou A.A.W.I.L como 'um filme aparentemente inacabado'...!

 Em 1997 - 16 anos depois de seu lançamento nos cinemas - a rádio BBC promoveu uma adaptação de Um Lobisomem Americano em Londres, escrito e dirigido pelo escritor e diretor Dirk Maggs ( produtor de um seriado baseado no 'Guia do Mochileiro das Galáxias', de 2003 a 2005 ) e com Jenny Agutter de volta ao papel da enfermeira Price ( Nota 11: os papéis de David e Jack foram assumidos por Eric Meyers, de 'Armadilha' de 1999, e William Dufris, o dublador da personagem-título do show infanto-juvenil 'Bob, the builder' ). O roteiro de Maggs inovou contudo, acrescentando uma 'prequel' para os aldeões de East Proctor: eles seriam colonos do leste-europeu que, ao migrarem para a Inglaterra, trouxeram a licantropia ( 'lobisomismo' ) consigo. Não obstante, é revelado que o monstro que matou Jack e mordeu David, tendo sido posteriormente abatido pelos aldeões de East Proctor...




 ... escapara de um asilo nonde era sustido sob o nome de 'Larry Talbot', originalmente de The Wolf Man ( 1941 ). Já na 'sequência' ao cult, 'Um Lobisomem Americano em Paris', do mesmo ano, o 'gancho' entre as tramas dá-se pela cena de sexo entre David ( Naughton ) e Alex ( Agutter ): a enfermeira teria engravidado, dando a luz a Serafine ( Julie Delpy ); personagem central da trama.
 Em junho de 2009, anunciou-se que a Dimension Films - por meio dos produtores Sean e Bryan Furst ( de 'Códigos de Defesa', 2013 ) - estava interessada em um remake do original; contudo essa intenção foi postergada em função de outros projetos...


( 'Um Lobisomem Americano em Londres' )
.
T     H     E          A     C     T     I     O     N          F     I     G     U     R     E
.
'Doc Hanni Fakebook'
.
G  R  A  N  D  E  S    E  X  P  E  C  T  A  T  I  V  A  S



 " ( ... ) o próximo projeto que pretendo tocar contigo é 'Um Lobisomem Americano em Londres', do John Landis, com a criatura criada pelo glorioso Rick Baker...!"
Doc. Hanni ( fevereiro de 2014 )


 Uma das primeiras iniciativas em levar-se o 'cão do inferno' de Um Lobisomem Americano em Londres para o seleto universo das action figures veio por intermédio da californiana Sota Toys...

 Fundada em março de 2000 pelo produtor de cinema e escultor Jerry Macaluso, a Sota Toys impressionou o mercado e aos colecionadores de action figures ao contemplar alguns dos mais conhecidos títulos do terror e ficção-científica. Em sua 1ª Série, de 2004, denominada 'Now Playing', a Sota reuniu algumas das maiores 'pérolas dos Filmes-B' como ( respectivamente ) o 'Dr. Peyton Westlake' ( de Darkman, de 1990 ), que inclusive contava com um par adicional de 'cabeças variantes', e 'The Toxic Avenger' ( do filme homônimo de 1984 ); além da criatura ( que ficou conhecida como ) 'Nightmare Demon'...




 ... de An American Werewolf in London ( Nota 12: numa entrevista integrante da Edição Especial de 20º Aniversário do filme, John Landis pontuou a presença de tais criaturas na trama como uma referência à sua própria ancestralidade judia, bem como à da personagem de Naughton. Ele comparou a faixa etária da personagem à sua própria, tendo assim crescido sob forte impacto do terror perpetrado pelos nazistas contra os judeus e suas famílias... 


* An American Werewolf in London, The Mutant Nazi Nightmare Sequence ( 'A Sequência do Pesadelo dos Mutantes Nazistas', em português ) - An American Werewolf in London 1981; Universal Pictures e PolyGram Filmed Entertainment. *
CONTÊM CENAS FORTES!


 ... Landis explicou ainda que a sequência - que mostra David acordando e reacordando de pesadelos - foi inspirada em 'O Discreto Charme da Burguesia', de 1972, nonde as pessoas ficam acordando e reacordando de sonhos durante o filme; o que deixa o expectador confuso entre realidade e sonho ) que também contava com uma 'cabeça variante' adicional. O lançamento - que fez com que a Sota arrancasse no mercado de actions - sinalizou para uma intenção da empresa em incorporar A.A.W.I.L a seu escopo de actions exclusivas!
 Dois anos mais tarde ( em 2006 ), já na 3ª Série da Now Playing, a Sota voltaria a impressionar o mercado com a belíssima action ( permanecendo no assunto lobisomens ) 'Bloody Werewolf' ( do filme Dog Soldiers, de 2002 )...




 ... que também possuía uma variante, o 'Gray Werewolf' ( idêntico ao anterior, só que com pelagem cinzenta ), além do ( segundo minha opinião e, não por acaso, item de minha coleção particular ) imprescindível 'The Thing Box Set':




 Cabe-me pontuar que, estando-se no Brasil, pode-se tentar localizar quaisquer dos itens mencionados acima através do ( # Link # ) Mercado Livre.
 Porém, nada impressionaria mais aos colecionadores do mundo todo que os protótipos - apresentados ao público na San Diego Comic-Con daquele ano ( previstos para o ano seguinte ) - da 'Série 4' da Now Playing, que reuniria o 'Leprechaun' ( do filme homônimo, de 1993 )...




 ... que contaria com uma 'cabeça variante' adicional, parcialmente derretida...




 ... o cientista-louco 'Herbert West' ( de Re-Animator, de 1985 )...




 ... um diorama exclusivo de Tremors ( no Brasil: 'O Ataque dos Vermes Malditos', de 1990 ), com 'Burt Gummer' ( papel de Michael Gross ) pronto para atirar em um 'Gabroid'...




 ... entre outros; além de um par de itens advindos de Um Lobisomem Americano em Londres: o 'cão do inferno' e o 'fantasma-zumbi Jack Goodman'...





 ... em um conjunto absolutamente primoroso...!!
 Contudo, como em um dos sonhos de David em A.A.W.I.L, o sonho dos colecionadores em possuir qualquer um desses itens dissipou-se rapidamente: a cobiçada 'Now Playing Series 4' foi abortada antes de concretizar-se, sob a alegação ( segundo fontes corporativas da época ) de os itens 'não terem tido um número suficiente de pré-ordens ( pedidos de venda antecipados ) que justificasse a produção dos itens.' 

 Assim, o hound from hell da Sota Toys estava - oficialmente - morto e enterrado...

 Esse 'banho de água fria' no mercado consumidor de action figures e memorabilia, coincidiu com o início de uma 'faxina' em minha coleção particular...



* 'Minha Coleção de Action Figures', em fevereiro de 2011.*


... que alongou-se por, aproximadamente, seis anos, e que desalocou um grande conjunto de peças de seu escopo original; dentre as quais o McFarlane's Monsters Werewolf...




 ... um item de grande complexidade e singularidade, sob indelével assinatura artística do Grupo McFarlane. 
 Entrementes, o 'cão do inferno' de Um Lobisomem Americano em Londres impressionou-me muito fortemente desde quando assisti ao filme no SBT ( 'Sistema Brasileiro de Televisão'; na TV aberta brasileira ), em meados dos anos 90 e, ante a desistência da Sota em torná-lo uma action figure, decidi-me elencá-lo a uma iniciativa - meramente especulativa há época - de 'criar' action figures totalmente exclusivas para minha própria coleção! Com o passar dos anos - além da evolução do Mercado de action figures e de tudo que ele envolve ( incluindo a evolução e popularização da arte da customização ) - reavaliei a possibilidade da criação de um AN AMERICAN WEREWOLF IN LONDON, HOUND FROM HELL e, depois de transitar por vários conceitos e recursos, convenci-me que a melhor maneira de fazê-lo seria dividindo a produção de um protótipo em duas fases distintas: primeiramente, a criação da cabeça; e depois, separadamente, a criação do corpo; reunindo, por fim, ambos os recursos em um único protótipo...
 Sobre a cabeça, lembro-me de ter avaliado alguns possíveis 'candidatos', mas as singularidades características, criadas pelo Mestre Baker...





 ... acabaram por derrubá-los todos...! Por fim, descobri que o 'candidato' mais viável à customização na cabeça do 'cão do inferno' - segundo os critérios forma, simetria, paridade e morfologia - era, exatamente, o mais improvável: o McFarlane's Monsters Werewolf:




 É claro: haviam desafios próprios a ambas as fases e, especificamente a essa, cabia ao artista ( Nota 14: naquele período, o artista considerado para o trabalho era 'P-P Customs'; conforme mencionado na matéria referente à criação da action ao filme The Howling/Um Grito de Horror ) 'dezumbificar' a cabeça ( cobrindo e, ao mesmo, remodelando, toda a face original - cheia de sulcos - recriando-lhe a 'massa' das feições ), corrigindo eventuais diferenças anatômicas, estruturais e simétricas ( especialmente na boca ) e ( a meu ver, seu mais hercúleo desafio...!! ) reproduzir, em escala diminuta, o traço mais característico do 'cão do inferno': seus caninos desmesuradamente compridos e ameaçadores!
 Quanto ao corpo, o desafio era encontrar uma action quadrúpede ( o que, em si, já é difícil...! ) consistente e, acima de tudo, com tamanho compatível ao restante dos itens da coleção. Depois de considerar várias idéias - chegando mesmo ao 'sacrifício' de um dos mais raros itens de minha coleção: a 'forma lupina' do item 'Bram Stocker's Dracula ( ref. ao filme homônimo de 1992 ) 2-Pack Boxed Set...





 ... da McFarlane Toys, de 2006 ( Nota 15: no que fui, mui sabiamente dissuadido diga-se, pelo próprio Mestre Leo Customs ) - elenquei o corpo do Predator Hound ( baseado no filme Predators, de 2010 )...




 ... da Neca Toys; considerando como principal desafio à customização, a remoção dos 'espinhos' da criatura e seu re-esculpo em larga-escala.
 Por conta desses obstáculos, caracterizei AN AMERICAN WEREWOLF IN LONDON, HOUND FROM HELL à 2ª Posição ( ou 2º Projeto ) de um conjunto de quatro iniciativas; imediatamente seguindo-se a seu 'contemporâneo' ( ref. aos filmes ) THE HOWLING, THE ACTION FIGURE...




 ... que, em comparação ao 'Projeto cão do inferno', envolvia um nível menor de complexidade ( Nota 16: cabe observar-se uma vez mais que os projetos - quatro até o momento - foram definidos mediante seus respectivos níveis de complexidade e de forma que o know-how aprendido em um seja, automaticamente, aplicado ao seguinte, acrescido de novos e maiores desafios...! No presente momento - possivelmente - o Mestre Leo Customs está sendo posto a par do desafio seguinte que, se tudo correr bem, será revelado em dezembro de 2015! ). 
 Contudo - ao contrário de The Howling A.F. - já não mais me faltava o elemento crucial à concretização desse projeto: o artista...




Pág. II

Nenhum comentário:

Postar um comentário