A     L     I     E     N

P  R  O  M  E  T  H  E  U  S

O  S I S M O  


 " Na prática, muito do que pensamos saber sobre formas de vida alienígenas é pura suposição. Entretanto, além da teoria, conhecemos dois fatos indiscutíveis: 1) Eles não são como nós. 2) Nunca os entenderemos de fato. "
Dr. Waidslaw Orona, consultor civil das Tropas Marines nas Colônias

 Em idos de dezembro de 1990, surgiria a minissérie em HQ 'Aliens', da Editora Dark Horse, escrita por Mark Verheiden e ilustrada por Mark A. Nelson, propondo-se a sequenciar Aliens ( 1989 ) de 'Jim' Cameron.
 Na história, a personagem Dr. Waidslaw Orona concebe em seu trabalho 'Teoria da Propagação dos Alienígenas' uma gênese diferenciada para a criatura.
 A personagem teoriza-lhes uma origem natural - num planeta remoto, inóspito e hostil à vida humana! - e repleto de inimigos naturais, tão hediondos quanto ela própria...



  Num dado momento, uma Alien Queen teria sido obliterada de seu habitat por uma espécie alienígena ( na HQ o abdutor não se parecesse em nada com o Space Jockey, diga-se )...



 ... longe de seus inimigos naturais, num ambiente promissor, a espécie teria alastrado-se sem controle - como uma doença! Então, o Space Jockey entraria em cena, no comando de sua espaçonave a transportar - com fins e razões insondáveis - a nefasta carga...



 ... até acontecer-lhe o inevitável...




A     L     I     E     N

P  R  O  M  E  T  H  E  U  S

A L I A D A  P O D E R O S A 


 " (...) perguntei-me isso inúmeras vezes: de onde os Aliens vem? As pessoas realmente querem sabê-lo de forma muito visceral. "
Sigourney Weaver, em comentário para a faixa Alien ( de 'Alien Quadriology' )

 Em 2003, na faixa documentário para Alien 1979 do Box 'Alien Quadriology', tanto a atriz Sigourney Weaver quanto o diretor Ridley Scott manifestaram interesse pela confecção de um 5º filme, indicando-o no sentido de explorar as origens da criatura em lugar de apenas perpetuar-lhe a fama. A iniciativa parecia encontrar eco em David Giller, Walter Hill e Gordon Carroll, produtores originais da série. 
 James Cameron interessou-se pela idéia, e chegou mesmo a rascunhar um projeto, mas acabou por abandoná-lo ao ver que a Fox focara a evolução da franquia no sentido da 'crossover' com Predador.
 Sigourney Weaver voltaria a manifestar o interesse pela idéia em 2008 ( aproximados um ano antes do falecimento de Dan O' Bannon ) ressaltando sua parceria com Scott nela.

A  L  I  E 

P  R  O  M  E  T  H  E  U  S

S I N A I S  D E  V I D A  


 " ( ... ) todos os mistérios têm personagens alienígenas: o medonho exoesqueleto e... o titã elefantino que foi denominado Space Jockey... Como fazer qualquer coisa cuidadosamente envolvendo eventos e criaturas como estas? "
Jon Spaihts ( 1º roteirista de 'Prometheus' )

 Em maio de 2009 a Fox informou, pela primeira vez, tensionar uma refilmagem de Alien 1979, e, em seguida, tratar-se, em verdade, de uma 'prequel' ao mesmo - só que sem seu título original. Em julho do mesmo ano, Ridley Scott foi incorporado ao projeto. 
 Scott conheceu o roteirista Jon Spaihts no final de 2009, nonde discutiram idéias para a prequel. Spaihts apresentou ao diretor seu conceito de 'ponte' que 'ligaria a História Humana à saga de Alien'. Spaihts foi contratado e dentro de três semanas e meia seu primeiro projeto foi concluído e, no dia de Natal, apresentado à produção do filme. Scott, por sua vez, reviu-o e retornou-o com modificações e adições; ao que Spaihts absorveu e reformulou durante o feriado.
 Spaihts fôra incumbido de, em seu roteiro, explorar os mistérios não solucionados em Alien 1979 - como o Space Jockey! Em abril de 2010, o roteiro já estava em seu 4º projeto!
 Em junho do mesmo ano, Scott anunciou que o roteiro estava pronto e o projeto entrara em fase de pré-produção, com lançamento previsto para janeiro de 2011...

 ... porém, o projeto seria, uma vez mais, revisto e remodelado...


A  L  I  E  N 

P  R  O  M  E  T  H  E  U  S

A  T R O C A   

* o escritor Damon Lindelof, na WonderCon 2012 *

 " Se seu fim ( ref. a Prometheus ) será a cripta em que John Hurt ( ator que, em Alien 1979, interpreta a personagem Kane ) passeia, que está cheia de ovos, não há nada de interessante uma vez que nós sabemos nonde isso termina. Boas histórias você não sabe onde vão terminar ( ... ) A verdadeira prequel deve essencialmente preceder os eventos do filme original, mas sendo sobre algo completamente diferente, com personagens e recursos diferentes, com tema totalmente diferente, embora contida no mesmo universo. "
Damon Lindelof

 Em julho de 2010 contudo, Scott procurou Damon Lindelof ( escritor, co-criador e produtor executivo da série 'Lost' ) com o pedido que revesse o roteiro de Sphaits. Desconhecendo que, tanto Scott quanto a Fox, sentiam-se confortáveis com o projeto de Sphaits, Lindelof argumentou que considerara o conceito geral interessante, mas a história demasiado 'sobrecarregada' por elementos comuns da cinessérie; isto é, não era muito diferente daquilo que já fôra feito anteriormente.
 Em contrapartida, Lindelof indicou que certas porções do texto eram suficientemente consistentes para 'sobreviverem' sozinhas - independentes dos demais itens da mitologia Alien - afim de produzirem um roteiro independente - paralelo ao original - que conduzisse o filme a uma sequência própria, e não a Alien 1979; e apresentou-lhes uma idéia de como tudo poderia funcionar. Na manhã seguinte a seu parecer, ele foi procurado pelos produtores do filme, sendo escalado para reconstruir o roteiro de Sphaits num trabalho mais original.
 Em outubro de 2010 - tendo sido profundamente inspirado por outro sucesso do próprio Scott, Blade Runner ( 'Blade Runner, o Caçador de Andróides' no Brasil, de 1982 ) Lindelof apresentou sua versão mais refinada de roteiro, com uma proposta de receita mais conservadora ( de, aproximados, $ 150-160 milhões ) o que agradou à Fox.
 O processo total de refino - entre adições e expansões ( como a subtrama David, o robô ), influências e referências ( como a do escritor suíço Erich von Däniken, autor de 'Eram os Deuses Astronautas?' e defensor da 'Teoria dos Antigos Astronautas', que sugere que a vida na Terra foi criada por uma civilização alienígena ) levou cerca de 8 meses, culminando em março de 2011, quando as filmagens tiveram início.
 Scott convencera a Fox a investir milhões de dólares na contratação de artistas conceituais afim de criarem uma visão crível do final do Séc. XXI - lembremos que a trama de Prometheus passa-se e 2093 ( um ano depois, portanto, do nascimento da Ten. Ellen Ripley, de Alien 1979, a 7 de janeiro de 2092 ).
 A decisão de Scott de acrescentar o efeito 3D ao filme elevou a receita do mesmo em mais $ 10 milhões e, uma vez que, para que os efeitos 3D funcionem é necessária possante iluminação - e, sendo a atmosfera dos filmes Alien predominantemente mais obscura - o filme foi 'escurecido' durante a pós-produção.

A  L  I  E  N 

P  R  O  M  E  T  H  E  U  S

' P A R A Í S O  P E R D I D O'    


" O grande fã de Alien reconhecerá suas 'cadeias de DNA', por assim dizer, porém as idéias abordadas no filme são únicas, grandes e provocantes. "
Ridley Scott

 Em dezembro de 2010 o título de 'Paraíso' foi indicado à película - em referência ao poema 'Paraíso Perdido', de 1667, de John Milton - porém Scott receava que o nome daria 'pistas' demais acerca de seu conteúdo. Prometheus foi sugestão de Thomas Rothman, CEO da Fox, sendo, oficialmente, confirmado em janeiro de 2011.
 A produção de Prometheus foi marcada por alto índice de sigilo.
 A fotografia principal teve início em 21 de março de 2011, e foi programada para ocorrer ao longo de seis meses, mas excedeu o tempo previsto. Em julho, a Islândia foi selecionada como sede das filmagens ( Scott explicou que sua escolha deveu-se a seu ambiente hostil - 'quase jurássico' ) e são de lá algumas das paisagens do prelúdio de Prometheus; como a cratera do vulcão Hekla ( indicado, no documentário 'Portões do Inferno', do History Channel, como 'uma das entradas para o submundo' ), e a cachoeira Dettifoss ( no nordeste, no Parque Nacional Vatnajökull ) palco da sequência inicial do filme ( foto ).

Pág. 5

2 comentários:

  1. Gostei do filme,até certo ponto.
    Gostei da cena do aborto...Claro é filme,tudo pode acontecer !
    Gostei do ambiente,muito bem feito.Muita tecnologia e tal.
    mas tudo seguia a mostrar que aquela lua era a mesma lua do primeiro alien,e no final dar à intender que não é! mas até ai tudo bem,mas o que não deu pra engolir,é aquele "xenomorph" que sai do engenheiro,nada a ver com o que conhecemos
    ...É isso doutor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto muito informativo e ao mesmo tempo conspirador

    E esse alien do inicio eu pagava fácil, ô delicia.

    ResponderExcluir