A  L  I  E  N 

P  R  O  M  E  T  H  E  U  S

A  P R O M E T H E U S     


" ( ... ) uma nave principal com toda tecnologia necessária para sondar os mais profundos cantos da galáxia. "
Arthur Max, desenhista de produção de Prometheus

 Foi o desenhista Arthur Max ( e, certamente, sua equipe de arte e criação ) o responsável pela 'desmontagem' da arte e efeitos de Alien 1979 para reconstruí-los e adaptá-los ao período histórico de Prometheus...
 A tarefa foi norteada pelos trabalhos de Giger ( nos aspectos alienígenas da trama - como a estética interna/ externa da espaçonave 'Jockey' e a 'pirâmide' alienígena que, como visto, foi item inutilizado no roteiro original de 78 ), de Chris Foss ( nos trajes, civis e militares, da tripulação do Nostromo ) e de Ron Cobb ( nos projetos originais da própria espaçonave )...





 ... além de um ou outro itens que não puderam ( por restrições técnicas ou de orçamento ) ser desenvolvidos na produção de 79.
 Max solicitou, tanto a NASA quanto à Agência Espacial Européia, que apresentassem conceitos e/ou projetos sobre como seria um veículo ou viagem espacial no futuro, afim de tornar a Prometheus mais crível:





 O interior da Prometheus foi construído em uma estrutura de dois níveis, liderada por uma grande 'ponte' ( cabine de comando ) subdividida em torno de seu 'para-brisas'.
 Ao contrário do projeto de Cobb, que previa itens que conferissem ao Nostromo um aspecto de tecnologia  'sucateada' e reaproveitada ( haver com o período em que Alien 1979 ocorre, nonde viagens espaciais tornaram-se 'corriqueiras' ), Max concedeu à Prometheus 'ares' de sofisticação e tecnologia de ponta. Dentre alguns itens, constam monitores em 3D; um 'holodeck' ( a 'mesa' onde vêem-se tanto a espaçonave alienígena...



 ... quanto a 'Grande Pirâmide Alienígena' em holograma ); e até mesmo um lustre com cristais Swarovski e um piano Fazioli!
 Os veículos em operação durante a missão foram produzidos ao longo de 11 semanas; tendo sido projetados para, além da estética futurista...



 ... poderem operar - perfeitamente! - em terreno difícil e acidentado...



 Em contrapartida, Max projetou a 'Grande Pirâmide Alienígena' com suas principais câmaras - cenários dos principais eventos do filme - conectadas por uma série de antessalas, corredores e túneis, tão extensa que, reza a lenda, uma equipe de filmagens perdeu-se lá dentro...! Durante a pós-produção, a 'Grande Pirâmide' foi digitalmente alterada para parecer ainda maior!
 A 'Câmara do Moai' foi pensada para transmitir uma impressão solene...



 ... que a assemelhasse à de uma grande catedral.
 Quanto aos trajes espaciais; em lugar dos pesados trajes de astronauta e capacetes 'fumegantes' de Foss, surgiram trajes leves ( mais cômodos e de maior mobilidade ) com capacetes de vidro esférico, com pontos focais ( pequenas telas ) internos e visão de 360º. Scott os concebeu-os partindo de uma idéia narrada na biografia de Steve Jobs para um escritório que o próprio projetara para si...



 " Se eu estou em 2083 e estou indo para o espaço, por que eu iria projetar um capacete com pontos cegos? Quereria um capacete de vidro com visão de 360 graus ( ... ) até lá será leve e você não será capaz de quebrá-lo com uma bala. "
Ridley Scott

 Na sequência em que os doutores Holloway e Shaw apresentam ao grupo as pinturas rupestres...



 ... para depois unificá-las e convertê-las num mapa estelar, Scott apresentou como referência uma pintura de 1766, de Joseph Wright of Derby de nome 'Palestras de um Filósofo sobre o Planetário'...



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