O  M O N S T R O 




 Ainda em The Terminator, Cameron teve contato com Stan Winston ( 1946-2008 ) - que já possuia em sua carreira filmes como 'Sexta-Feira 13, Parte III' ( 1982 ) e 'Enigma de Outro Mundo' ( idem, nonde, como vimos no Post Anterior, trabalhou no desenho, criação e animação do Dog Thing )...



* O Mestre Stan Winston ( à esq. ) com James Cameron. *


 ... e seu núcleo criativo ( contando com nomes como Gillis e Woodruff que, há propósito da menção anterior, trabalharam na coordenação dos efeitos e criaturas da refilmagem ao clássico de Carpenter, em The Thing prequel ou The Thing 2011 ), que acabaram por 'herdar' o revolucionário ( e complexo ) conceito do mestre H. R. Giger, para repensá-lo segundo a égide de Cameron...

 Uma das primeiras solicitações de Cameron ao conceito do, doravante chamado de Warrior Alien ou Battle Alien ( 'Alien Guerreiro' ou 'Alien de Batalha', respectivamente ) foi a remoção da cúpula ( ou 'coroa' ) translúcida do crânio da criatura... 
 A cúpula original ( design de Giger e Rambaldi e também assunto de Post anterior aqui no HL2 ), que dava a criatura o seu aspecto elegante, nobre e longilíneo...





... foi removida sob a direção de Cameron, por 'transparecer fragilidade' e, ao mesmo, por considerar-se a subestrutura, rija e delgada, abaixo dela... 







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 ... bem mais impactante visualmente. 
 Tanto suas 'feições' quanto seus movimentos ( bucais e faciais ) também foram elevados a outro nível em Cameron: conquanto a criatura, em 1979, movia-se ( não apenas a boca ou mesmo a sua 'mandíbula projetada', mas integralmente ) de forma lenta, sinuosa ( 'preguiçosa' diria-se: Bolaji Bandejo, o homem por trás de Alien, teve até aulas de Tai chi para melhor representar seus movimentos ); além de uma face mais côncava...




 ... o Warrior Alien ganhou aspecto mais 'simiesco' - com 'lábios' mais alongados! - que retraiam-se instantaneamente, afim de exibirem dentes ainda mais projetados e ameaçadores; e com movimentos trêmulos, lépidos e brutais (!)... 




 ... além de mais muco e secreções a, literalmente, espirrarem de suas mandíbulas! A 'mandíbula projetada' que em 79 era de um tom róseo-opalescente, torna-se negra ( da mesma cor do restante da criatura )!
 Somados esses elementos ao restante do conjunto do crânio ( com espinhos e relevo sinuoso ) e, à própria fantasia, completava-se outra ( diga-se significativa ) mudança da criatura sob a ótica de Cameron: sua visceral desumanização!! Ampliando ainda mais o conceito de Scott, Cameron desejou que o expectador, ao confrontar-se com o Warrior Alien, não conseguisse percebê-lo como 'apenas um homem fantasiado'...! Pelo contrário, o aspecto luzidio e teso da superfície de sua pele; suas vértebras nos antebraços; o relevo em sua cabeça; os movimentos lépidos e subumanos; remeteram seu aspecto geral ao abjeto Reino dos Insetos!! 
 Afim de viabilizar esse efeito, Winston e sua equipe produziram uma fusão mui bem equilibrada das fantasias de Warrior Alien ( produzidas, naquele tempo, em um material bem mais leve, flexível e durável que o usado em 79 )... 





 ... sob uso de dublês, ginastas, contorcionistas e até dançarinos ( que poderiam criar e recriar movimentos tão incríveis quanto impossíveis para 'humanos convencionais' )... 




 ... com bustos e próteses mecanizadas ( de dedos, mãos, braços, troncos, proporções e dimensões desmesuradamente alongados, e desumanizados )... 





 O resultado final, foram criaturas ainda mais impressionantes (!) e de impacto ainda mais duradouro!

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