8º Ato ( Post ): Alien 3, Pag. II                                                                                                                                                  
A     L     I     E     N     3
por Eric Red





 " Não consigo me entusiasmar com a idéia de ter mais armas e mais aliens. "
do diretor Renny Harlin



 Eric Red, roteirista de clássicos de suspense e terror como 'A Morte Pede Carona' ( The Hitcher, no original ), de 1986, estrelado por Rutger Hauer, foi o seguinte à frente do projeto 'Alien III'...

 Na trama de Red, o Sulaco ( à deriva no espaço ) seria abordado por uma milícia de fuzileiros e descobriria-se que todos os sobreviventes da missão em LV-426, de Aliens ( leia-se: Hicks, Bishop, Newt e Ripley ), teriam sido assassinados pelas criaturas ( Nota 5: elemento preservado em Alien 3 que contrariou o pressuposto de Cameron que, segundo as palavras de Carrie Henn, ambicionava que Hicks, Newt e Ripley, voltariam à Terra 'como uma família'. Biehn, por sua vez, declarou-se 'magoado' ao saber que sua personagem não participaria da sequência, uma vez que esperava que o roteiro lhe trouxesse a chance do papel principal )... Segundo o roteiro de Red, o único elo de ligação de 'Alien III' com Aliens seria um traje espacial rasgado, com uma etiqueta na qual leria-se 'Ripley'. O roteiro de Red maximizaria o conceito do 'atracadouro' ( ou Anchorpoint, no original ) de Gibson para uma 'pequena cidade do interior do EUA', flutuando no espaço numa espécie de domo/biocúpula. O roteiro ainda ressuscitaria a idéia de Aliens transformarem seres humanos no binômio ovos-incubadores...






 ... eximido do filme original, de 1979.
 Com - indubitavelmente - um nível maior de terror que a proposta de Gibson, Red apropriou-se da idéia do 'vírus-Alien', também potencializando-a e, no rastilho duma 'infecção generalizada', um sem limite conjunto de bestas surgiria; algo como 'Aliens-centauro'...




 ... bizarros 'Aliens homem-ovelha'...




 ... e, até mesmo, a capacidade do 'vírus-Alien' infectar matéria e tecnologia...! O roteiro culminaria com a população da cidadela enfrentando hordas de Warrior Aliens; e com o próprio domo transformando-se numa besta bio-tecnológica...!!
 O protótipo de Red foi também o primeiro a propor um híbrido 'Alien-humano' - o precursor do Newborn Alien...




 ... de Alien Ressurrection ( 1997 )...!
 Paralelamente ao desenvolvimento do roteiro, o diretor Renny Harlin sentia-se - cada vez mais - desmotivado com o projeto... Sob a ótica de Harlin, tanto Alien quanto Aliens tinham uma súmula de elementos revolucionários - a evolução das criaturas, cenários e trama - conquanto a dita '3ª Parte' parecia 'andar em círculos'; apenas acrescendo homens, armas e criaturas, ao conceito de 'Jim' Cameron. Não obstante, Harlin era constantemente 'vigiado' por representantes e/ou expoentes da Fox, que reportavam todas as suas idéias ou propostas ao estúdio.
 O roteiro de Red foi o ponto de ruptura: Harlin abandonou 'Alien III' para dirigir 'Duro de Matar II' ( 1990 ) e Red foi demitido em seguida. Foi neste ponto ( também ) que a dupla Giler e Hill abandonou a iniciativa da trama em duas partes...!!
 Em 2010, quando perguntado em entrevista sobre o roteiro de 'Alien III', Red declarou: 'Isso foi um roteiro que reneguei completamente porquê não era meu. Foi um produto de muitas confluências e influências, escrito às pressas, e virou uma total porcaria.'


A     L     I     E     N     3
por David Twohy





 " Sigourney Weaver é uma peça central da série ( ... ) realmente a única mulher guerreira que temos em nossa mitologia cinematográfica. "
Joe Roth, Ceo da Fox



 A Eric Red, seguiu-se o escritor ( e também futuro diretor de filmes como 'Eclipse Mortal', de 2000; 'As Crônicas de Riddick', de 2004; e o recente 'Riddick', de 2013; todos estrelados pelo ator, diretor, produtor e roteirista americano Vin Diesel ) David Twohy...

  Em seu projeto, Twohy introduziu o conceito do 'Planeta Prisão'; que acabou incorporando-se ao projeto final de Alien 3, no planeta Fiorina 'Fury' 161. Na trama, o planeta prisão tornou-se a sede dos experimentos da 'Divisão de Armas Biológicas' da companhia. A comunidade penal - mais especificamente os prisioneiros do 'Corredor da Morte' - tornaram-se alvo dos experimentos com os Aliens. Depois de 'aparentemente' executados nas 'Câmaras de Gás', os prisioneiros eram removidos para instalações secretas, nonde serviam de 'isca' em experimentos de condicionamento com as criaturas, e/ou experiências genéticas impensáveis...! No roteiro de Twohy também surgiria o cenário dos clones 'defeituosos' dos Aliens, com tubos nonde criaturas horrendas, híbridas e 'siamesas', seriam preservadas - suspensas em líquido - que serviu, possivelmente, de protótipo a 'Sequência dos Clones de Ripley'...




 ... de Alien Ressurrection. Além de acrescentar um número ainda maior de variedades à criatura original - tal como 'Alien vampiro', 'Alien aranha', e até 'Alien camaleão' - o roteiro de Twohy também 'lapidou' o conceito ( proposto por Red ) do Newborn Alien...




 ... nele evocado por 'Newbreed' ( em português 'Nova Geração'; algo como 'Protótipo' ). Não obstante, a derradeira atribuição do roteiro de Twohy - não a Alien 3, mas a Alien Ressurrection - seriam sequências onde pessoas seriam 'sugadas' de dentro de ambientes pressurizados, por rombos no casco ou barras, pelo vácuo do espaço exterior, dando origem a mortes tão horrendas quanto agônicas! Foram visões tão terríveis que, mui provavelmente, inspiraram a morte do próprio Newborn Alien, na película de 1997.
 A essa altura, Vincent Ward, o próximo diretor a assumir o projeto 'Alien III',  já tomara conhecimento do roteiro de Twohy e, partilhando da mesma sensação ( incômoda ) de falta de originalidade de Harlin antes dele, não interessou-se pelo protótipo... Paralelamente, quando o roteiro final de Twohy foi apresentado ao Ceo da Fox, Joe Roth, ele o repeliu por conta da remoção, do arco central da história, da Ten. Ripley ( algo que havia sido 'herdado' desde o projeto de Red ); por considerá-la icônica e indissociável da 'Mitologia de Alien'. Neste ponto, Weaver foi chamada e confirmada no projeto 'Alien III'; com um salário declarado de $ 5.000.000 de dólares, além de parte da bilheteria do filme.
 Em contrapartida - e, durante seu vôo para encontrar-se com a direção do projeto 'Alien III' - Yard começou a conceber algo novo... Tão equivalente às iniciativas de Ridley Scott ( em 1979 ) e 'Jim' Cameron ( em 1986 ); tão revolucionário (!!) que o jornalista da revista Time, David Hughes, incluiria-o posteriomente entre os 'Maiores Filmes de Ficção-Científica Jamais Feitos'!


  A     L     I     E     N     3
por Vincent Ward





 " Eu tinha uma visão nítida dele em minha imaginação: um ambiente recoberto de madeira, muito alto, com vários andares e diferentes Ordens Monásticas em cada andar. "
do diretor Vincent Ward


 Se analisarmos Alien ( 1979 ) - da idéia 'solo' de Dan O' Bannon ( 1946-2009 ) em Dark Star ( 1974 )...



* Dan O' Bannon ( à esq. ), John Carpenter ( à dir. ) e o elenco de 'Dark Star', em 1974. *



 ... seu desenvovimento e maturação ( com Shuster, Hill e Giler ), até a 'visão' de Ridley Scott...


* O diretor Ridley Scott, no Set de filmagem de Alien. *



 ... ( vide Alien, aqui no HL2 ) - e sua sequência, Aliens ( 1986 ) de 'Jim' Cameron...



* Stan Winston ( à esq. ) com James Cameron. *



 ... tendo seu ápice na Alien Queen ( vide Aliens ( Parte I ): The Warrior Alien e Aliens ( Parte II ): The Alien Queen, aqui no HL2 ); é notória a evolução calculada do conceito: do Terror-Ação, com um pequeno número de 'atores-chave' numa nave espacial, até a Ação-Terror, com um elenco ampliado, mais efeitos e criaturas em LV-426 e, revendo a postura de Harlin, ainda na pré-produção, um eventual 'Alien III' deveria, obviamente, dar continuidade a esse processo... Nesse sentido, o produtor, diretor e roteirista Vincent Ward ( de 'O Último Samurai', de 2003, com Tom Cruise ) concebeu algo tão inovador que sua proposição leva-nos a um conceito inteira e surpreendentemente revolucionário, daquele período até os nossos dias (!), de um satélite/planetóide de madeira:





 Esse planetóide de madeira, seria o habitat duma comunidade de monges 'Luditas' ( Nota 6: o 'Ludismo' foi um movimento que ia contra a mecanização do trabalho proporcionada pelo advento da Revolução Industrial. Adaptado aos dias de hoje, o termo 'Ludita', do inglês Luddite, identifica toda pessoa que se opõe à industrialização intensa ou a novas tecnologias ), aversos à tecnologia e apartados do Universo Futurístico da franquia; algo como 'Amishes Espaciais' ( Nota 7: os Amish são um grupo religioso cristão anabatista baseado nos Estados Unidos e Canadá. São conhecidos por seus costumes conservadores, como o uso restrito de equipamentos eletrônicos, inclusive telefones e automóveis ). 
 Aqui, cabe salientar que, a despeito de ter sido 'desmontada' ( como veremos ) no decorrer da confecção de Alien 3, a visão de Ward foi a que prevaleceu - em tese - no filme; sendo inclusive creditada, nominalmente, a ele; razão pela qual doravante irá-se ver similaridades entre o proposto e o efetivo no filme.
 O roteiro de Ward começa quando um monge avista, à distância, uma 'estrela do Oriente'...





 ... na verdade a EEV ( o 'Veículo de Fuga' ) de Ripley...




 ... o qual seria, provavelmente, um bom presságio...!
Após o resgate de Ripley, um inevitável choque iniciaria-se: uma mulher ( uma 'alien', literalmente ) entre homens, todos sob voto de castidade; uma representante daquele 'Universo Tecnológico' ( lembremo-nos que Ripley é uma 'Oficial de Vôo' ) naquele mundo 'rústico'... Ademais, o roteiro de Ward previa a incubação de Ripley pela criatura alienígena ( Nota 8: segundo o roteiro, Ripley seria salva dessa situação por meio de um 'exorcismo', que faria-na 'vomitar' a criatura. Entretanto, Sigourney Weaver, co-produtora do filme, sinalizou para a morte de Ripley e, por extensão, o 'fim' da franquia ). Uma vez que um segundo Alien - vindo juntamente com Ripley na EEV - começasse a disseminar o caos e a morte entre os monges, eles interpretariam-no como um 'julgamento espiritual' por conta da tensão sexual entre o grupo e a própria Ripley... 

 ... em outras palavras: o 'Diabo'!

 Ante todos os alertas de Ripley, os monges ( além de considerá-la parcialmente responsável por sua desgraça ) acabariam por exilá-la em um claustro/calabouço:




 O roteiro - bastante visceral - de Ward, também apresentava Ripley num dilema entre sua própria espiritualidade, dilacerada pela incubação alienígena, e a sua necessidade de destruir, em definitivo, o ancestral inimigo.
 Ward também previa, em seu roteiro, ambientes absolutamente singulares, como longínquas estantes de madeira, campos de trigo e até mesmo ( por meio duma cena tragicômica! ) um banheiro coletivo:





 O texto também previa a destruição da segunda criatura na 'Fundição de Vidro' da comunidade: após emergir do vidro derretido em altíssima temperatura, o alienígena seria molhado com água fria e 'explodiria'; o que acabou ( com algumas alterações ) consolidando-se no filme:










 Saiba-se: o frame no qual o crânio do Dog Alien despedaça-se ( isto é, a 5ª imagem de cima para baixo ) envolveu o uso de 'Computação Gráfica' ( ou 'CG' ) durante a fase de pós-produção de Alien 3.
 Sigourney Weaver descreveu o roteiro de Ward como 'muito original e cativante'. Não obstante, a revista especializada Empire abordou ( em 2009 ) o roteiro de Ward numa matéria especial.
 Com tamanha aprovação, os produtores precipitaram a criação dos cenários segundo a 'visão' de Ward...





 ... nos estúdios da Pinewood ( os mesmos usados para Aliens ) no Reino Unido.
 Uma ressalva ainda não feita: o lançamento de Alien 3 já havia sido anunciado pela Fox, ainda durante a fase de pré-produção, para 1992; ou seja: o filme já estava ( naquela altura ) muito atrasado!

 Contudo, numa espécie de sina, Alien 3 sofreria um novo reverso...


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